Implantação de Servidores Windows

Objetivo

Esse projeto consiste na implantação de VMs no ambiente em nuvem do Microsoft Azure, integrando via VPN o ambiente local com ambiente virtual (Vnet).

Usando tecnologia Omada da TP Link, realizei a integração de VMs usadas como estações de trabalho remotas com ambiente local, onde estava estacionado a maior carga de trabalho computacional como o ERP, o SQL Server e arquivos de rede.

Na rede hibrida, colaboradores externos acessam as VMs do Azure, com a carga de trabalho computacional de um servidor local, gerando redundância, redução de custo com processamento em nuvem e infraestrutura de estação de trabalho robustas para cada colaborador.

Publico Alvo

Servmix Tecnologia Engenharia e Meio Ambiente Ltda

Infraestrutura em Nuvem Azure

  • VM Windows Server Standard B2ms, com 2 vcpus de 2.60 GHZ, 8 GB de Memoria ram denominado Server-Servmix;
  • VM Windows Server Standard B2ms, com 4 vcpus de 2.60 GHZ, 16 GB de Memoria ram denominado Server-Urbix;

Infraestrutura Local

  • Dell PowerEdge 250, Xeon 3.1 GHZ, 64 de RAM denominado Server-Core;
  • VM Hyper-V local, Xeon 3.1 GHZ, 20 de RAM denominado como Server-SQL;
  • VM Hyper-V local, Xeon 3.1 GHZ, 20 de RAM denominado como Server-Host;

Diagrama Completo da Rede Híbrida

Infra

No Diagrama acima, a parte da infraestrutura em nuvem do ambiente do Azure subsidia acesso externo via RDP em um IP público para acesso a duas VMs: ambas apenas servindo de estações de trabalho remoto, provendo acesso restrito e controlado a arquivos, suíte office e ERP.

As licenças office atrelada a VM é compartilhada para todos os usuários do acesso remoto. Devido a licença CAL, gera uma redução significante com gastos com licenciamento.

No que tange a infraestrutura local, a rede virtual do Azure (Vnet) é conectada via Azure VPN pela tecnologia Omada da TP-Link. O roteador ER 706 é gerido pela Controladora Omada C200. Atuando como firewall, Balanceador de Carga e Servidor DNS.

Localmente, um servidor possui a função de estação de trabalho remota, como acesso via RDP em um ambiente mais robustos (processador e memoria ram) para subsidiar cargas de trabalho mais elevadas, como abertura de projetos CAD, uso de ERP e integração de Planilhas de Excel com Banco de Dados SQL Server. Enquanto outro atua como SQL Server e servidor do ERP, que no caso é o Informakon.

O servidor principal atua como servidor de domínio local, de VMs via Hyper-v e de arquivos, tendo seu backup realizado via MAABs para o ambiente do Azure e sua gestão remota via Azure Arc. Para redundância, backups locais em SSD externos são feitos via VEAAM diariamente.